Dúvidas no Cadastro
»» Porque é necessário efetuar o cadastro?
Para possibilitar a verificação se o usuário está vinculado a UFSC e disponibilizar os serviços da rede UFSC como o
RAS.
»» Quem pode ter acesso aos serviços?
Alunos de graduação, alunos da pós-graduação, servidores técnico-administrativos, docentes e inativos da UFSC.
»» Como funciona a verificação
de meu vínculo?
De acordo com a categoria do usuário:
›› Aluno da graduação:
número de matrícula e senha utilizada para efetuar matrícula em cada semestre.
›› Aluno da pós-graduação:
número de matrícula CAPG junto com a PRPG
e seu CPF
›› Funcionário / Professor:
número de matrícula SIAPE (presente no contra cheque) e o seu CPF.
»» Preciso estar na UFSC para
me cadastrar?
Para garantir o vínculo no cadastro é necessário
que alguém da verificação do vínculo com seus campos necessários
que o cadastro parta de uma maquina da rede UFSC. Algumas sugestões de
locais para fazer o seu cadastro:
›› Laboratórios: Um
dos laboratórios da UFSC com Internet que você tenha acesso.
›› NPD:
Estão disponíveis no NPD
(Núcleo de Processamento de Dados) no setor de atendimento ao usuário, terminais para fazer seu cadastro, de segunda a sexta ,das 07:00 às 19:00.
»» Preciso me cadastrar mais não tenho e-mail na UFSC!
Existem diversas formas de você criar o seu e-mail na
UFSC, dependendo de seu departamento cada pessoa vinculada a este tem ou
pode ter um e-mail com o domínio. Caso seu departamento não
disponibilize seu e-mail:
›› @grad.ufsc.br: Alunos da
graduação podem criar sua conta de e-mail acessando o site webmail.grad.ufsc.br
informando sua matrícula e senha do CAGR.
»» Fiz o meu cadastro, mas qual é
a minha senha?
após efetuar o cadastro será enviada, para o
endereço e correio eletrônico indicado no cadastro, uma senha temporária
(que poderá ser trocada posteriormente), que possibilitarão acesso
aos serviços.
»» Não recebi a minha senha
após meu cadastro!
após o cadastramento a mensagem será enviada ao seu e-mail
isso poderá levar em torno de 15 minutos. Mas se depois desse tempo ainda não
recebeu preencha o formulário de recuperação
de nome de usuário e senha, onde voçe terá que informar os dados de seu vínculo
para receber uma nova senha no e-mail de cadastro.
»» Como troco a minha senha?
Faça seu login
informando seu nome de usuário e senha atual, depois selecionando a
opção "Alterar Dados Pessoais" no menu você poderá
alterar sua senha atual e depois confirme a alteração de senha.
»» Como troco o endereço de e-mail
que foi cadastrado?
Faça seu login
informando nome de usuário e senha, em seguida selecione a opção "Alterar Dados
Pessoais" onde poderá alterar seu e-mail. Mas atenção:
na mudança do e-mail, uma
nova senha será gerada e enviada para o e-mail informado.
»» Como eu
habilito um serviço de acesso?
Existem duas maneiras de habilitar o serviço:
›› Primeira no momento do cadastramento,
onde será selecionado os serviços de interesse.
›› Segunda se já for cadastrado, fazer o login
e selecionar a opção "Configurar Acesso" especificando as opções
desejadas.
Dúvidas no Acesso Discado
»» COMO POSSO ME CONECTAR À UM SERVIDOR DE INTERNET GRATUITO?
Para você se conectar à um servidor gratuito (EX. IG), basta seguir os mesmos passos que o levou a conectar
no 'Acesso Discado' da UFSC.
Exemplo: No caso do IG, o "Número de Discagem" da sua região poderá ser encontrado no seguinte
LINK.
»» O que preciso para utilizar o
acesso discado?
Ter no computador um modem, uma linha telefônica
e o serviço
de acesso discado.
»» Quais são as configurações
necessárias para ter acesso discado?
O mínimo recomendado para um PC 486 DX , 100
Mhz com 16 MB de memória RAM e um modem de 14.400 kbps.
»» Como configuro meu modem para
fazer conexões?
Sistema operacional (como o Windows) reconhecendo seu modem. Para
verificar a configuração no Windows, selecione no "Painel de
Controle" o item "Modem". Em seguida configurar os
protocolos, verificar se no item
"Rede" do "Painel de Controle", existem esses três
componentes abaixo:
-- Cliente para rede Microsoft
-- Adaptador para rede dial-up
-- TCP/IP
Tela do Windows 9X |
»» Meu item Rede
não possui os componentes listados acima!
Vocç terá que configurar manualmente seu modem, para
isso utilize nosso guia para instalação do
componentes de rede.
»» Quais são os telefones de acesso?
Faça seu login no RAS
UFSC usando os dados se seu cadastro e
junto com seus dados de cadastro irá parecer o número do telefone que
deverá ser usado para fazer conexão. Lembre-se que seu serviço de acesso
discado deverá estar ativado.
»» Como faço para fazer uma
ligação?
Com o seu telefone de seu acesso siga
nosso guia ilustrado.
Dúvidas no Acesso ADSL
»» Como funciona o acesso ADSL?
Para conexão dos serviços ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) da Brasil Telecom que consiste na aquisição de um
modem ADSL, assinatura do serviço ADSL da Brasil Telecom e a assinatura
de um provedor. Para pessoas usuários vinculados a UFSC a assinatura de
um provedor, que geralmente cobra por esse serviço, será feita pela própria
UFSC sem custo de mensalidades para esse tipo de serviço.
»» Posso utilizar o serviço VPN no
serviço ADSL?
Por favor consulte a seção VPN.
»» Quem pode utilizar o serviço
ADSL?
Estamos no momento apenas autenticando o serviço de
ADSL da Brasil Telecom
para as cidades de Santa Catarina no serviço doméstico de
autenticação e para qualquer velocidade do planos escolhidos (300 Kbps,
600 Kbps ou 1 Mbps). Para saber se sua cidade possui este
serviço em sua rua, consulte a página da mesma.
»» Quais são os passos para se
obter o acesso ADSL usando a UFSC?
Para os usuários que ainda não possuem o serviço
ADSL:
›› Cadastro em nosso sistema - Faça seu cadastro
colocando o serviço ADSL. Caso já tenha seu cadastro, habilite
o serviço ADSL.
››Pedido do serviço ADSL - Ligue 0800 - 41 1100 ou preencha o
formulário on-line na página
da Brasil Telecom. No seu cadastro informe que sua provedora será
UFSC (código SAC-SC 0300). Para preços e promoções consulte a
página da Brasil Telecom.
››Aquisição do Modem ADSL - Para você poder utilizar o
acesso ADSL, é necessário que você adquira um Modem ADSL. Você
poderá adquirir esse modem nas seguintes empresas credenciadas pela
Brasil Telecom em Florianópolis:
- COMDADOS (48) 334-8424
- HVA Informática (48) 248-5757
- Ilhaservice (48) 247-7167
- PSA INFORMÁTICA (48)
228-0303
- PULSO BRASIL (48) 333-2313
››Configuração do Modem - após a confirmação do
cadastro do serviço ADSL junto a Brasil Telecom, junto com o manual de
seu Modem você terá um guia de como configurá-lo. Das configurações
da UFSC você terá que informar os seguintes dados conforme seu
cadastro no nosso sistema:
Nome de Usuário: SEU_NOME_DE_USU&Acute;RIO@ras.ufsc.br
Senha: (a mesma do cadastro)
Você ainda pode optar em abrir um chamado
técnico com a Brasil Telecom através do telefone 0800 41 1100, onde um
de seus técnicos irá fazer a instalação do Modem sendo cobrado uma
taxa de R$ 44,00 cobrados na próxima fatura telefônica.
Para os usuários que já possuem o serviço
ADSL:
››Cadastro em nosso sistema - Faça seu cadastro
colocando o serviço ADSL. Caso já tenha seu cadastro, habilite
o serviço ADSL.
››Pedido de alteração no serviço ADSL - Ligue 0800 - 41
1100 para fazer a alteração no seu provedor atual..
››Configuração do Modem - Junto com o manual de seu Modem
você terá um guia de como configurá-lo. Das configurações da UFSC
você terá que informar os seguintes dados conforme seu cadastro no
nosso sistema:
Nome de Usuário: SEU_NOME_DE_USUÁRIO@ras.ufsc.br
Senha: (a mesma do cadastro)
Você ainda pode optar em abrir um chamado
técnico com a Brasil Telecom através do telefone 0800 41 1100, onde um
de seus técnicos irá fazer a configuração do Modem sendo cobrado uma
taxa de R$ 44,00, cobrados na próxima fatura telefônica.
»» Que velocidade irei atingir com
a ADSL usando a UFSC ?
A velocidade irá depender do plano escolhido no cadastro ADSL da Brasil
Telecom, lembrando que o usuário doméstico poderá ser autenticado
usando qualquer plano de velocidade ba Brasil Telecom.
»» Estou encontrando problemas na
conexão ADSL com a UFSC, qual é o problema?
Nosso serviço ADSL com a Brasil Telecom se restringe
a autenticação dos usuários, isto é, permitir ou bloquear usuários
que desejam usar a UFSC como provedora ADSL. Assim sendo, uma vez
autenticado possíveis problemas relacionados ao acesso são de total
responsabilidade da Brasil Telecom. Problemas como instabilidade de
conexão, lentidão no acesso, entre outros, devem então ser dirigidos ao
suporte da operadora pelo telefone: 0800 41 1100.
»» Para fazer meu login no ADSL eu
uso um e-mail "@ras.ufsc.br", como faço para acessá-lo?
Na verdade o seu nome de usuário seguido de "@ras.ufsc.br"
indica para a Brasil Telecom que seu cadastro se refere a entidade de
autenticação "ras.ufsc.br", e não representa um e-mail real.
Dúvidas no Acesso VPN
»» O que é VPN?
VPN significa Virtual Private Network
(Rede Privativa Virtual) e surgiu da necessidade de se utilizar redes de
comunicação não confiáveis para trafegar informações de forma
segura. No momento nosso serviço VPN está operando em Modo Túnel
Não Criptografado, ou seja, tanto os dados quanto o cabeçalho são
empacotados e transmitidos segundo um novo endereçamento IP, em um túnel
estabelecido entre o ponto de origem e destino. No entanto, cabeçalho e
dados são mantidos tal como gerados na origem, não garantindo a
privacidade.
|
»» Qual é o uso da VPN?
No Modo Túnel
Não Criptografado todos os dados referentes a conexão serão
transferidos por apenas uma porta, com isso serviços que estão sendo
bloqueados por algum filtro, poderão ser utilizados. Outra utilidade da
VPN está no fato de você receber um IP pertencente a UFSC na sua
navegação, com isso você poderá utilizar serviços que não poderiam
ser utilizados de fora da rede UFSC, como acessar base de dados de outras
bibliotecas, onde o acesso é restrito a rede UFSC.
»» Por que não posso acessar alguns
endereços?
Por segurança, usuários que estão utilizando o
acesso VPN não podem acessar endereços de fora da rede UFSC.
»» Como utilizo o serviço VPN?
Para o Sistema Operacional Windows temos um guia
ilustrado de como instalar. No momento não temos guias para outros
sistemas operacionais.
»» Posso utilizar
o serviço VPN no serviço ADSL?
O uso do serviço VPN na ADSL irá depender das
configuraçõs de seu Modem. No momento os seguintes Modens foram
testados e funcionam sobre o serviço ADSL residêncial da Brasil Telecom:
›› Alcatel Speed Touch Pro
›› Cisco 677
›› Parks Mod. Zyxel Prestige 642
›› Parks Mod. Zyxel Prestige 645
›› NEC GS-R250S - Guia Ilustrado
de instruções para habilitar
›› US Robotics USR 8550 - Guia Ilustrado
de instruções para habilitar |
|